Rua Duque de Caxias, atual Dr. João Colin, esquina com a rua Mário Lobo - em primeiro plano o posto de combustíveis Stein com caminhões abastecendo - bicicletas usadas como meio de transporte individual e entrega de encomendas.Em 2001, mesmo local funcionou a Crimalhas e Caixa Econômica Federal. Pelos modelos de caminhões e a pavimentação da rua calcula-se que a foto deve ser dos anos 50. Foto: Arquivo Histórico de Joinville - Memória Iconográfica

ACONTECEU EM JOINVILLE NO DIA 8 DE MARÇO
No dia 8 de março de 2007, há 14 anos, Matilde Amim, a primeira mulher vereadora de Joinville éra agraciada com a Medalha "Mulher Cidadã. Por iniciativa da vereadora Tânia Eberhardt, a Câmara Municipal de Joinville realizou sessão solene em homenagem à Matilde Amin Ghanem, primeira vereadora.Matilde Amin, vereadora nas legislaturas de 1955 e 1959, destacou-se no desenvolvimento de ações sociais. Foi responsável pela construção do primeiro prédio do Sesi -Serviço Social da Indústria - e instalação dos primeiros serviços sociais da organização em Joinville. Foi pioneira na criação de farmácia, armazéns e cursos populares para operários das fábricas.
O dia 8 de março de 1975 ocorreu a inauguração da Escola Municipal Doutor Abdon Batista no bairro Petrópolis.
Em 1997, no dia 8 de março foi inaugurado o Museu Nacional do Bombeiro. Está Instalado na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a mais antiga corporação do gênero no Brasil.
No dia 8 de março de 2004, a Prefeitura de Joinville patrocinou show dos Demônios da Garoa como presente de aniversário para a cidade. O show aconteceu na praça Hercílio Luz, logo após os atos oficiais de inauguração da revitalização da praça que fica junto ao Mercado Municipal. Com mais de 60 anos de carreira ininterrupta, os Demônios da Garoa continuam agradando aos amantes do samba de qualidade. São conhecidos como os melhores interpretes de Adoniran Barbosa, autor de sucessos como Samba do Arnesto, Saudosa Maloca, Trem das Onze, entre outros.
Em 8 de março de 2004, o Aeroporto de Cubatão, já denominado "Lauro Carneiro de Loyola", recebia novo terminal com capacidade para atender 500 mil passageiros/ano.
Dia 8 de março de 2006, ocorreu a assinatura da ordem de serviço para a construção do PA 24 horas no bairro Aventureiro. O ato integrou a programação do 155º aniversário de Joinville. A obra foi concluída em 2007. Atualmente transformado em hospital de campanha no combate à Covid-19, como parte do Plano de Contingência Municipal A unidade de saúde do bairro Aventureiro passou a receber pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 encaminhados por outras unidades de saúde.
Novo Zoobotânico , um presente que Joinville recebeu na véspera de seu 163º aniversário, em 8 de março de 2014. Com novo acesso ao pórtico, inauguração da reforma e ampliação do parque, as famílias joinvilenses e visitantes ganham uma nova opção de lazer.
8 de março de 2017 assinalou a inaugurado do Centro de Educação Infantil professora Teresa Campregher Moreira no bairro Jardim Iririú. A homenageada foi vereadora e dedicou mais de 30 anos de vida à área da educação. A inauguração integrou as comemorações do aniversário de 166 anos de Joinville.
É inaugurada no dia 8 de março de 2017, da nova sede do Centro Pop - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua/2017. A nova sede própria passa a atender um número maior de usuários e em melhores condições. A inauguração integrou as comemorações do aniversário de 166 anos de Joinville.
No dia 8 de março de 2018, Dia Internacional da Mulher marcou início de campanha contra a violência. Um grupo de mulheres se reuniu em frente à sede da Prefeitura de Joinville com apitos para alertar contra casos de violência. O "apitaço" marcou o início da campanha "Apite! Denuncie! Assédio e violência sexual contra a mulher, nunca mais!". Foi promovido pela Prefeitura de Joinville e CMDM - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - incentivando as mulheres a denunciarem casos de abuso.Durante o dia o ato foi repetido em frente à Delegacia da Mulher, em frente ao Fórume na Praça da Bandeira.
A museóloga Dolores Carolina Tomaselli é agraciadas com a Medalha Mérito Mulher Cidadã Justina Rosa Fachini, pela Câmara Municipal. Aconteceu no dia 8 de março de20 19. Dolores é vice-presidente da Associação Bombeiros Voluntários de Joinville.Pós -graduada em museologia é pesquisadora e elabora projetos técnicos na sua área. A homenageada atua em atividade técnica em assuntos culturais no Estado há mais de 30 anos. A Medalha Mérito Mulher Cidadã é comenda concedida pela Câmara Municipal de Joinville, premia anualmente mulheres que se destacam na atuação em favor da comunidade.
8 de março de 2020, Ely Diniz da Silva Filho, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, é homenageado com a Medalha de Mérito Dona Francisca/2020. A homenagem fez parte das comemorações dos 169 anos de Joinville. A cerimônia aconteceu no Teatro Juarez Machado. A honraria tem objetivo de celebrar personalidades que tenham contribuído de forma direta ou indireta para o desenvolvimento da cidade. Declarando-se honrado, Ely Diniz atribui a homenagem à representatividade e à importância do maior festival de dança do mundo, para a cidade de Joinville.
Bairro Floresta sua história e sua gente
?Antigo morador revela a origem do nome do bairro e fala sobre a inauguração do estádio do Floresta Futebol Clube que entre outras autoridades reuniu dois governadores estaduais. Gerador cedido por Amandos Ravache iluminou o local do evento.
Bruno Volles nasceu na localidade de Schroeder em 7 de abril de 1928. Na época, a localidade pertencia a Joinville, depois foi anexada ao município de Guaramrim e levada à categoria de município em 4 de junho de 1964. Filho de Ervino e Carolina Volles, Bruno trabalhou em uma empresa de laticínios na localidade em que nasceu.
Em 1942, foi transferido para a filial da empresa em São Francisco do Sul, onde permaneceu até 1949. Quando passou a residir no bairro Floresta, em Joinville. Bruno foi entrevistado pelo Jornal do Floresta para o espaço "Floresta, sua história e sua gente, publicada na página 10 da edição nº 19/maio de 2000. Ele conta a história de seu bairro onde, em 1950 casou com Olivia May. Da união nasceram quatro filhos.
"Em 1949 a localidade não era conhecida por Floresta, toda a região, depois dos trilhos da estrada de ferro no final da avenida Getúlio Vargas era denominada rua Santa Catarina. Sem pavimentação, a lama nos dias de chuva e a poeira com o tempo seco aumentava com o intenso trânsito de veículos que se descolavam entre os Estados do Paraná e Rio Grande do Sul. A situação melhorou em 1954, quando o prefeito João Colin conseguiu firmar convênio com o Governo do Estado, na administração de Jorge Lacerda, que permitiu a pavimentação com paralelepípedos até o ponto que ficou conhecido como 'Emenda|'. A grande vantagem do convênio é que os proprietários ficaram isentos de pagamento do calçamento."
Origem do nome: "A denominação 'Floresta', deve-se a tradição alcançada por um clube de futebol fundado em 1937, 10 vezes campeão da LJF - Liga Joinvilense de Futebol . A denominação também tem a ver com o nome de um loteamento que surgiu em 1950, em frente a atual praça Tiradentes, com o nome do clube". Publicação do Ippuj - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville -, informa que o bairro Floresta foi criado pela Lei nº 1681, de 10 de julho de 1979 e a justificativa para o nome é em razão do clube de futebol."
Bailes: "A vida social e esportiva do bairro Floresta, tanto antes como depois de receber esta denominação sempre esteve ligada ao Floresta Futebol Clube, depois com seu nome alterado para Sociedade Esportiva Floresta de Joinville, em 1976. Participei da diretoria pela primeira vez em 1949, ocupando o cargo de secretário. Durante muitos anos a realização de bailes geravam boa receita para a manutenção das atividades esportivas. Inicialmente os bailes foram realizados no salão do Botafogo, mais tarde no Circulo Operário de Joinville, na rua Inácio Bastos, até 1979, quando inauguramos nossa sede na rua Santa Catarina. O campo de futebol ocupava a área onde está atualmente a praça Tiradentes. A inauguração do novo estádio aconteceu no dia 14 de setembro de 195 2,medindo 13.000 metros quadrados e denominado 'Alfredo Soares', sócio benemérito do clube. A área onde está o Gigantão foi adquirida pelo clube com pagamento em 10 anos."
Encontro de governadores:"Ao ato inaugural do Estádio Alfredo Soares compareceram autoridades locais, muita gente do bairro e dois governadores. No mesmo dia estava sendo inaugurada a linha telefônica entre Joinville e Cuririba, evento que trouxe à nossa cidade os governadores Irineu Bornhausen, de Santa Catarina e Bento Munhoz da Rocha, do Paraná. Tupy Barreto, que era delegado de Polícia, mais tarde deputado estadual, convidou os governadores que com suas presenças prestigiaram a inauguração do estádio.
Na época o bairro já era servido por energia elétrica mas o estádio ainda não possuía iluminação. Para possibilitar a inauguração contamos com a gentileza de Amandos Ravache, ele cedeu um gerador que instalamos bem distante para evitar que o ruído chegasse aos ouvidos dos convidados."
Nomes: "Foram muitos os moradores que tiveram importante participação na Sociedade Floresta e no desenvolvimento do bairro; Germano May, Amandos May, Hugo May, Alvino Timm, Evaldo Timm, Alfredo Pinheiro Filho, Eugênio Schubert, Leopoldo Kratz, além de outros", conclui Bruno Volles.

Bruno Volles - entrevistado pelo Jornal do Floresta para o espaço "Floresta sua história e sua gente", publicada na página 10 da edição nº 19/maio de 2000. Ao fundo, a sede social da Sociedade Floresta, demolida em 2020. Foto: Arquivo/JI
Deixe seu comentário